Categorias
Empregos

Como Ser Jovem Aprendiz Para Qualquer Empresa Brasileira

Como Ser Jovem Aprendiz Para Qualquer Empresa Brasileira [Passo a Passo]. Prepare-se para ser um Jovem Aprendiz. Neste artigo vamos mostrar como Ser Um

Vamos mostrar os passos necessários para você entrar no mercado de trabalho logo cedo, se tornar um excelente profissional e garantir seu espaço no tão disputado Mercado de Trabalho.

Como Ser Jovem Aprendiz Para Qualquer Empresa Brasileira: Por Que Ser Jovem Aprendiz?

Essa resposta é simples e óbvia. A escolha por ser um Jovem Aprendiz é dizer sim para uma das únicas oportunidades criadas mediante Lei Federal que garante sua preparação para enfrentar o futuro.

Ser Jovem Aprendiz é reunir conhecimentos e postura que vão preencher as necessidades que as Empresas possuem em seu quadro de funcionários.

Como Ser Jovem Aprendiz Para Qualquer Empresa Brasileira

Quando você entra em uma Empresa, as portas para um novo mundo de contatos, profissionalismo ficam abertas e tudo vai depender unicamente de você.

Quando você é preparado isso te dá poder de conquistar. Pense na frase: Quem sabe o que ninguém sabe, chega a onde ninguém vai.

Como Ser Jovem Aprendiz Para Qualquer Empresa Brasileira: Que Tipo de Empresa Contrata Jovem Aprendiz?

Conforme Lei aprovada e homologada de número SIT Nº 97 DE 30.07.2012, ficou estabelecido a valia do Artigo 2:

Art. 2º Conforme determina o art. 429 da CLT, os
estabelecimentos de qualquer natureza são obrigados a
contratar e matricular aprendizes nos cursos de aprendizagem,
no percentual mínimo de cinco e máximo de quinze por cento
das funções que exijam formação profissional

Veja bem, se uma Empresa possui pelo menos 7 empregados, já se enquadra na Lei que garante a contratação de Jovem Aprendiz – isso consta na lei art. 429 da CLT.

Alguns casos ficam isentos, como por exemplo microempresas, pequenas empresas, mas em regra geral, as portas abrem-se para o Jovem Aprendiz aos milhares de vagas todos os anos.

Como Ser Jovem Aprendiz Para Qualquer Empresa Brasileira: Quem Pode Ser Aprendiz?

Conforme o entendimento, o Jovem Aprendiz deve estar entre 14 anos até 24 anos, sendo obrigatório que ele esteja frequentando uma escola, a menos que já tenha concluído o Ensino Médio.

Além disso, deve se inscrever no  Programa de Aprendizagem conforme art 428 da CLT, neste mesmo artigo, garante às pessoas deficientes a sua inscrição mesmo que possua mais de 24 anos.

Como Ser Jovem Aprendiz Para Qualquer Empresa Brasileira: Onde Existe o Treinamento Para o Jovem Aprendiz?

Algumas empresas possuem seu próprio Programa de Aprendizagem dentro de seu estabelecimento, porém, o melhor que o adolescente possa fazer, é se ingressar em uma unidade do SENAC.

O SENAC possui o maior e mais completo Programa de Treinamento do Jovem Aprendiz, e com centenas de Empresas que buscam estes profissionais adolescentes já treinados nestas instituições.

O SENAC, está localizado no Brasil inteiro, com Unidades de Treinamento em todos os Estados do Brasil, oferecem esse serviço para as maiores Empresas.

Visite o Endereço Eletrônico do SENAC e busque em sua cidade o endereço e telefone da Unidade mais próxima a você e se inscreva

Como Ser Jovem Aprendiz Para Qualquer Empresa Brasileira: Quais As Instituições Que Treinam o Jovem Aprendiz?

Você poderá procurar qualquer uma destas na lista a baixo. Todas elas são credenciadas junto ao Governo Federal, portanto estão aptas e dentro da legalidade.

São estas entidades que as Empresas procuram para contratar e preencher seu quadro de funcionários

1. Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI);
2. Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC);
3. Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR);
4. Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT);
5. Serviço Nacional de Cooperativismo (SESCOOP).

Procure uma destas unidades e seja um Jovem Aprendiz

Deixe uma resposta