Erva Baleeira Benefícios e Modo de Usar

A planta medicinal Cordia Verbenacea ou Erva Baleeira Benefícios e Modo de Usar, como preparar, seus benefícios e quais antibióticos ela substitui.

Você poderá encontrar a Erva Baleeira por outros nomes – todos estes nomes a seguir são sinônimos botânicos e se refere à mesma planta:

  • Maria preta;
  • Maria rezadeira;
  • Maria milagrosa;
  • Catinga de barão;
  • Cambará;
  • Camarinha;
  • Caramoreira do brejo;
  • Baleeira;
  • Erva-preta;
  • Salicina, e
  • Científicamente é a Cordia Verbenacea.

Onde Encontrar a Erva Baleeira ou Cordia Verbenacea?

Ela é uma planta que chegou ao nordeste descendo para a região sudeste até o Paraná se desenvolvendo nas regiões litorâneas.

Ela é bem intensificada no litoral, nas beiras de praias, nas caatingas, aproveitando o sol e nascendo nas areias.

A Erva Baleeira cresce naturalmente na costa brasileira, na floresta tropical atlântica.

Se você mora ou está passando por estes lados, poderá procurar por um de seus nomes citados acima, pois certamente as pessoas que já fazem uso dela,  poderá conhece-la por nomes diferentes.

Elas vão te mostrar onde elas estão crescendo e você não vai precisar ir às casas de produtos naturais para comprar

Pode procurar a Erva Baleeira que também tem boa produção em ambientes costeiros e se desenvolve nas caatingas perto de areias, são resistentes ao sol escaldante e também na sombra das árvores.

Pomada, Extrato, Óleo ou Spray de Erva Baleeira

Caso não esteja próximo ao habitat natural da Erva Baleeira, ela será encontrada facilmente nas casas de produtos naturais, mercados municipais e também poderá encontrar pela internet.

Mas deve-se ter o cuidado para não comprar um produto de baixa qualidade.

Você poderá encontrar também mudas prontas que hoje deve estar na faixa de R$ 40,00 (quarenta reais).

Ela pode ser encontrada em pomada, extrato, tintura, óleo e spray

Como Usar e Ter os Benefícios da Erva Baleeira?

Os efeitos da erva surpreenderam nos testes laboratoriais para as dores musculares causadas por exercícios e atividades física.

Dores articulares, gota, artrose e artrite, tendinite e fibromialgia foram radicalmente combatidos com o chá de Erva Baleeira e compressa da Erva Baleeira.

As tão costumeiras inflamações da garganta basta pegar duas folhas da erva e fazer o “Chá da Erva Baleeira” acrescentando um pouco de gengibre.

Tome antes de dormir e de manhã você repete a dose, a tarde faça outra – geralmente com a terceira xícara de chá de Erva Baleeira não tem mais inflamação na garganta.

Quer também dar um basta na inflamação da laringite e faringite na sua garganta? Está ruim para engolir? Falar está difícil?

A receita de gengibre mais duas folhas de Erva Baleeira ou até uma colherada de folha de bananeira seca se você tem em casa ou no vizinho – na terceira xícara voce terá um efeito incrível.

Mas a inflamação está no estômago devido à gastrite e tantos outros casos inflamatórios, se você tem acesso a uma feira ou casas de produtos naturais…

Cozinhe algumas folhas no feijão que até o aroma será agradável parecendo o próprio tempero de carne.

Também a folha de bananeira lavada e picada para cozinhar junto com o feijão.  Ela tem um aroma que parece um tempero.

Pode comer a folha que você cozinhou tranquilamente, porém, o próprio feijão já terá seu nutrientes. 

No caso da Baleeira, pode colocar até com as raízes e seus ramos para cozer junto com o feijão. Depois, retire a raiz, e se quiser coma suas folhas junto com a refeição

Fazendo assim, você estará sendo enriquecido com os princípios ativos cavaleira que são anti-inflamatórios importantíssimos, que são antioxidantes importantíssimos que vão blindando seu estômago.

Você poderá triturar a Erva Baleeira também, caso queira, usando o liquidificador e depois peneirando. Agora, coloque junto com o feijão e coma à vontade – Duas colheres dela para cozinhar são suficiente.

Faça uso e abuso dela, tanto no feijão, na sopa, usando como chá de Erva Baleeira, fazendo compressa.

Principalmente os chá de Erva Baleeira que as crianças tanto gostam e poderão se beneficiar desta planta fantástica.

Seu uso pode ser tanto externos quanto interno sem contra-indicações e para adultos e crianças.

Uso Tradicional da Erva Baleeira:

O Uso Tradicional da Erva Baleeira ou Cordia Verbenacea é bastante difundida, e não se engane,

A população de idade média acima já faz uso dela da Erva Baleeira a muitos séculos porque ainda conservam a tradição dos avós que lhes ensinaram

Esta planta é uma herança que receberam dos índios, pois estes são especialistas em plantas medicinais desde a colonização do Brasil.

Eles vem passando estes conhecimentos aos seus filhos e ainda conservam tais conhecimentos.

A Erva Baleeira não foi esquecida por que o seu uso possui excelente resultado, sua capacidade medicinal com poderes anti-inflamatórios e analgésico garante a sua permanência.

Aqui no Brasil muitas comunidades Caiçaras que tradicionalmente vivem à beira do mar, pescadores tradicionais – essas comunidades costumam utilizar a muito tempo a Erva Baleeira.

Uso Popular e Científico da Erva Baleeira:

A Erva Baleeira ou Cordia Verbenacea tem um uso popular, mas também possui uma boa comprovação científica

Falamos muito sobre a sabedoria que a população aprendeu ao longo dos séculos e passada dos índios para os recém chegados na América, mas e a ciência? O que ela diz:

A ciência comprova as muitas utilidades da Erva Baleeira, pois o seu uso é tão difundido na sabedoria popular que não demorou para que os laboratórios usassem a Erva Baleeira para fazer seus próprios testes e estudar a planta.

Podemos citar o Laboratório Aché, e diga-se de passagem, é um dos maiores Laboratórios da Indústria farmacêutica

Eles já desenvolveram um spray tópico para inflamações musculares e articulares a base de erva Baleeira e deram o nome de acheflan, do qual tem um grande sucesso devido à sua eficiência.

É justamente o princípio ativo da Erva Baleeira que é o “carro chefe” dos resultados e remédio pode ser encontrado em todas as farmácias.

As únicas contra-indicações são direcionadas para as mulheres grávidas, porém, o hipertenso e o diabético pode muito bem usar sem nenhuma reserva.

Testes laboratoriais da Cordia Verbenacea determinaram que:

Nas situações mieloperoxidase, bradiquinina, substância P, da histamina e do fator de ativação de plaquetas foram sensivelmente inibidos. 

Os resultados dos estudos com os componentes sesquitérpenicos alfa humuleno e trans cariofileno comprovaram uma produção do fator de necrose de tumor TFNα,dainterleucina IL-1β,da prostaglandina PGE2, do oxido nítrico sintase, da cicloxigenase cox -2. 

Os transcariofilenos encontrado em suas folhas também exerce efeito semelhante, mas não inibe a interleucina IL-1β. 

A Substância humuleno apropriada no óleo essencial de Cordia verbenácea apresenta atividade antiinflamatória em alergias respiratória reduzindo os mediadores da inflamação.

Imagens da Erva Baleeira

Erva Baleeira Benefícios e Modo de Usar 1
cha de folha de erva baleeira
cha de erva baleeira ou Cordia Verbenacea para dores
cordia verbenacea modo de usar
como plantar erva baleeira

Erva Baleeira ou Cordia Verbenacea e a Sinusite:

Nós podemos também tratar a sinusite com Erva Baleeira

Uma das coisas mais desagradáveis é a tal de sinusite. Aqui está um bom motivo para declarar guerra contra essas dores terríveis.

Faça o Chá de Baleeira bem forte para combater as dores na frontal, na cabeça, nos olhos, no nariz e todos estes sintomas clássicos da sinusite que a pessoa tem.

Tome pelo menos meio litro de chá de Erva Baleeira em xícaras ao longo do dia e também antes de dormir tome novamente um bem forte.

Deixe também uma vasilha ferver com as folhas para fazer compressa e respirar um pouco de seu aroma e assim vai desinchar a inflamação nas maçãs do seu rosto.

Vai fazendo até que a água esfrie – quanto mais contato melhor será o efeito.

E aquele incômodo que atravessava a semana, ficará apenas dois dias com você. 

Erva Baleeira, Periodontite e Feridas na Boca

A Erva Baleeira consegue também, um resultado excelente na periodontite que é inflamação e infeção da gengiva provocando a perda dos tecidos ao redor dos dentes.

Inflamação na boca, cabelos caindo e a proliferação das bactérias são causadoras da periodontite – tudo isso pode ser reduzido e resolvido.

Feridas cutâneas podem cicatrizar bastando para isso uma jarra bem grande de Chá de Erva Baleeira.

Faça e guarde-a na geladeira e vai tomando durante o dia e depois você verá os resultados.

Erva Baleeira e as Inflamações Agudas e Crônicas:

Os efeitos da Erva Baleeira sobre inflamações agudas e crônicas:

Se você possui alguma espécie inflamação crônica ou inflamação aguda – não importa qual seja o tipo dessa inflamação – utilize a Erva Baleeira.

A Baleeira transformada em pomada caseira, foi testada no caso de tendinite e no caso de dor miofascial – nestes dois casos a pomada de baleia teve um resultado excelente inclusive em comparação com Diclofenaco.

São dois casos, dois grupos separados, onde um grupo usou o Diclofenaco e o outro grupo usando a pomada de erva Baleeira sendo os resultados foi muito parecido com os resultados do Diclofenaco.

No caso das Dores miofasciais uma boa recomendação, é fazer uma associação de Erva Baleeira não somente sozinha, mas com a erva São João e com chapéu de couro – só três ervas: Erva de São João, Chapéu de Couro e a Baleeira.

Junte as três ervas para fazer um chá tomando três xícaras ao dia.

Faça escaldas no pés, caso tenha aquela protuberância óssea chamada esporão – podemos dizer que não vai dissolver o esporão, mas sua qualidade de vida, mas vai melhorar muito as dores.

Pessoas que não conseguem ficar de pé, já poderão caminhar com um tratamento desse porque aliviou as dores e reduziu grandemente a inflamação.

Utilidade da Erva Baleeira na Gravidez:

A planta medicinal Erva Baleeira pode ser muito útil no Parto Normal, na Cesariana e principalmente em caso de cirurgias. 

Uma informação importante, é que ela pode ser indicada para que mulheres que vão fazer parto cesariana ou normal.

Tais mulheres, mais ou menos 10 dias antes do parto podem começam a tomar o chá da erva Baleeira diariamente para reduzir as inflamações que tal procedimento provoca no corpo delas.

O corpo recebendo os nutrientes natural da Erva Baleeira, melhoram a recuperação do pós-parto.

Também para aquelas que terão seus filhos com parto normal, podem usar o chá de Erva Baleeira para melhorar todo o processo evitando inflamações.

Inclusive, ele (o chá), tem um efeito positivo para a cicatrização da cirurgia, bem como para evitar as mastites e melhoram as glândulas mamárias quando começam a alimentação normalmente.

Se o processo tem algum comprometimento gestacional, procure o seu médico que vai acompanhar seu parto para que ele possa também fazer as observações necessárias.

Aqui podemos falar o quanto o efeito dessa planta pode ajudar bastante nestes casos também, mas é seu médico que vai validar o seu uso, contudo, podemos dizer que, para tirar seu receio, comer algumas folhas de Erva Baleeira diariamente é tão ofensivo quanto comer alface no almoço.

 Ela é um ótimo antioxidante que vai seguir combatendo radicais livres, ainda vão os efeitos da ação anti-inflamatória e analgésica.

Todo o processo de parto, provocam naturalmente inicia inflamações, intensifica dores inflamatórias, mas quando estamos usando um antioxidante, tudo isso é reduzido no organismo.

Erva Baleeira Para Dores e Doenças:

Nestes casos, os moradores conhecedores do benefícios dessa planta, orientam a fazer um “Chá de Erva Baleeira” bem forte e colocar no local do ferimento para tirar dor e inflamação.

O contato do “Chá de Baleeira” com o ferimento, vai desinflamar e desintoxicar o ferimento, ajuda a retirar a dor que o peixe lhe causou.

Você poderá comprar na farmácias aqueles antibióticos ou anti-inflamatórios citados acima, ou usar a planta medicinal.

O Poder anti-inflamatório da Erva Baleeira, tem um efeito comprovado sobre os problemas estomacais, tais como gastrite, refluxo, azia, queimação e úlcera gástrica.

Isso porque ela é especialista em regenerar o estômago devido sua ação antiácida.

Experimente mastigar uma folha da Baleeira se tiver com azia e verá que seu efeito é tão eficiente quanto tomar um sal de fruta ou usar uma pastilha, além da vantagem de estar usando um produto totalmente natural sem efeitos secundários.

Você também poderá se beneficiar para cicatrizar feridas de queimadura fazendo compressas e usando no local do ferimento – esse uso é bem popular no meio de pessoas que se utilizam dessa planta.

Erva Baleeira Aplicada nos Animais:

A Erva Baleeira veio para ajudar muito a agropecuária e profissionais veterinários, pois sua aplicação nos animais tem resultados extraordinários

O mesmo uso é indicado para a agropecuária. No caso, os pecuaristas utilizam quando os bezerros vão nascer.

Eles alimentam os animais com a Erva Baleeira para redução excessiva dos problemas.

Conforme pesquisa da Embrapa uma redução expressiva em todos os casos inflamatórios inclusive mastite como Benefícios da Erva Baleeira.

Também seu uso foi aprovado para o gado leiteiro quando consumido antes do parto – vale a pena consumir a erva Baleeira que dá uma condição diferente na gestação de risco.

A mesma aplicação pode ser feita na área veterinária conforme necessidades.

Pesquisas Feitas Com Erva Baleeira Também Chamada Cordia Verbenacea:

As pesquisas laboratoriais sobre a Erva Baleeira tiveram resultados excelentes

Em várias pesquisas sobre a toxicidade da Erva Baleeira indicou sua neutralidade neste aspecto,

Pois nenhum efeito toxico se instalou no estômago ou intestino das pessoas que fez uso da mesma.

O consumo humano dela é extremamente saudável e pode ser utilizada com muita segurança.

Ao contrário, a utilização do Diclofenaco e do Cataflan, que detém o mesmo poder curador da Erva Baleeira, já causaram efeitos colaterais desagradáveis, ao passo que a planta não.

O uso da planta medicinal tem o mesmo efeitos que tais produtos farmacêuticos trazem ao paciente. 

Todos os testes realizados, a Erva Baleeira não apresentou nenhum resultado colateral, mas produziu o mesmo efeito que os remédios das farmácias.

Nos testes, quando aplicado o Diclofenaco, sua utilização em alguns casos, produziu dores de cabeça, dores estomacal, vermelhidão na área da aplicação.

Quando tais remédios convencionais foram utilizado em outras formas, causaram danos à pele em pessoas sensíveis, apesar de não mostrar nenhuma toxicidade fetal nos estudos com cobaias.

Antibióticos Substituidos Pela Erva Baleeira:

Vários antibióticos e antiinflamatórios Podem Ser Substituídos Pela Erva Baleeira?

Para aquelas pessoas que utilizam com frequência antibióticos e anti inflamatórios, tais quais o Amoxilina, Diclofenaco, Naproxeno, Cataflan ou Dexametasona, ficarão impressionadas quando conhecer a eficiência dessa planta.

Ela pode substituir integralmente estes remédios convencionais citados acima de forma igualitária, superior e também poderá ser usada em conjunto com eles.

Os efeitos igualitários dessa erva equivalentes aos antibióticos e anti-inflamatórios citados neste artigo são todos comprovados em testes laboratoriais – tanto é que os mesmos criam remédios a partir dela.

Em casos de inflamações musculares, a planta foi mais eficiente que os remédios convencionais

Ela chega a substituir o Naproxeno que é mais forte que o Diclofenaco, e o fez com superioridade quando testado em veneno de cobra feito em animais.

A cobra usada foi o jararacussu onde a Erva Baleeira teve maior eficiência em proteger a musculatura.

É isso que o veneno faz – destrói a musculatura aos poucos e a planta evitou a necrose dos músculos.

As informações de como essa planta combate bactérias como se a pessoa tivesse tomado os antibióticos farmacêuticos estão comprovadas cientificamente. 

Se o seu médico passou os remédios convencionais citados acima, experimente usar também a Erva Baleeira sem nenhuma cisma de que possa causar algum mal e observe o quanto isso irá potencializar os benefícios.

A potencialização fará com que os efeitos dos antibiótico seja mais eficiente principalmente se você tem uma bactéria difícil de eliminar.

Pode até ser que seu organismo esteja acostumado com algum tipo de antibiótico, onde seus efeitos já não são tão eficientes, use também a planta medicinal.

Tomando junto com a erva, os efeitos serão bem mais rápidos, inclusive em superbactérias resistentes aos remédios convencionais.

Essa resistência das bactérias acontecem devido ao frequente uso dos remédios convencionais, pois são antibióticos e anti-inflamatórios muito indicados nos postos de saúde

Daí, as próprias bactérias vão criando uma auto-defesa, mas a baleeira poderá quebrar essa resistência.

Aos poucos as bactérias vão criando resistência e chega até a matar pessoas porque os remédios vão se tornando incapazes de exterminá-las.

Cada inflamação tem sua própria estrutura, sendo diferentes entre si. 

Uma inflamação no osso é diferente de uma inflamação no estômago, que or sua vez é diferente de uma inflamação muscular.

Quando os remédios são os mesmos, tais remédios não conseguem diferenciar sua ação tão bem quanto a natureza criada propositadamente para esse objetivo.

Veja mais artigos sobre saúde aqui no Blog Dando Nota

Composição Química da Erva Baleeira:

Não é de admirar que os grandes laboratórios já estão fazendo uso medicamentai com as propriedade dessa planta devido sua composição Química

Os nutrientes e composição encontrados comprovadamente na planta Cordia Verbenacea são:

Óleos essenciais, Flavonóides, Artemetina, Alfa-humuleno, Alantoína e Açucares.

Para Que Serve a Erva Baleeira?

Neste artigo, apontamos vários benefício em diversas situações e podemos reafirmar neste tópico os efeitos da Erva Baleeira nas seguintes situações:

Quando aplicada em animais, os efeitos antiinflamatórios bem como as propriedades antialérgicas das substancias que foram extraídas das folhas de Cordia verbenácea, evidenciaram uma significativa redução do edema e outros efeitos associados à inflamação.

  • Artrite reumatoide,
  • Artrose,
  • Azias,
  • Contusões,
  • Dores musculares,
  • Distensão musculares,
  • Dores miofacial,
  • Gota,
  • Inflamações (em geral),
  • Nevralgias,
  • Periodontite,
  • Problemas gastrointestinais,
  • Queimaduras,
  • Queimação,
  • Refluxo,
  • Reumatismos,
  • Sinusite,
  • Tendinites, 
  • Úlcera,

Você também pode se interessar por outros artigos:

Dosagem e Modo de Usar Para Obter Benefícios da Erva Baleeira:

Ela não tem uma medida fixa em seu uso, entretanto para fins de efeitos sobre o organismo, a seguir vai algumas indicações:

Folhas: Podem ser usada como tempero e cozidas no feijão

Fruta: Sua fruto pode ser comida sem indicações

Tintura: 30 gotas 2 vezes ao dia;

Pó: 200mg a 1.500 mg ao dia;

Oleoso Cosmético: de 5 a 10%

Oleoso Interno: até 10 gotas ao dia;

TM: 20 gotas em 1 copo de água;

Como Semear ou Plantar a Erva Baleeira:

Os Benefícios da Erva Baleeira são tantos que você vai desejar ter em sua casa, chácara e até mesmo em vasos

Pode ser plantada em vasos (quanto maior, melhor), quando a pessoa possui pouco espaço em casa.

Sua muda é muito fácil de pegar quando plantada adequadamente e pode ser comprada em mercados ou solicitar sua semente pela internet.

Se você tiver próximo a alguma instituição de pesquisa, poderá encontrar suas sementes ou mesmo poderá coletar nos próprios pés.

O modo de extrair a semente da Erva Baleeira ou Cordia Verbenacea é pegando os frutos vermelhos e deixando que eles sequem ao sol.

Se tiver uma estufa, coloque seus frutos vermelhos em 35 graus e vai revirando os mesmos para que facilite a desobstrução das sementes.

Não precisa se preocupar, pois a semente poderá germinar em qualquer temperatura tendo maior dificuldade com geadas.

Geralmente em 20 dias elas começam a germinação da Cordia Verbenacea e até os 50 dias estão completas. Procure fazer a semeadura em um canteiro onde o solo está uniforme e adequado.

Espere até que elas atingem entre 10 até 20 centímetros para fazer a transportação em covas de 15 a 20 centímetros de profundidade e que tenham pelo menos 0,5 metro de espaço entre os pés.

Procure transportar num dia mais fresco, nublado e no primeiro mês jogue água nelas todos os dias e se o solo estiver levemente ácido e drenado será um bom ambiente para elas.

Boas informações sobre os Benefícios da Erva Baleeira foram publicada pela Revista Globo Rural

A partir dos 6 meses a Cordia Verbenacea está boa para fazer colheita ou poderá ir usando suas folhas aos pouco e comendo seus frutos quando o uso é caseiro e medicinal

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: